Placeholder PicturePlaceholder Picture
Placeholder Picture

Animação Turística

A atividade de animação turística é um elemento fundamental na oferta turística tanto por ser uma atividade diretamente geradora de riqueza como por ser motivo de prolongamento de estadia nas unidades de alojamento - tanto nas zonas litorais como nas zonas do interior do País.

As atividades de animação turísticas são o motivo ou promovem a extensão da visita turística.

Motivo ou extensão da visita turística

Os recursos naturais e o património cultural e histórico em Portugal têm um grande potencial por explorar e têm surgido empresas de animação turística um pouco por todo o País.

Desde os grandes investimentos nos parques aquáticos ou nos grandes veleiros para férias marítimas, aos pequenos investimentos na construção de redes de percursos de BTT ou na oferta de percursos pedestres, as empresas de animação turística são contributos fundamental para a dinamização da atividade turística em Portugal.

Sazonalidade da procura - compreender e combater o fenómeno

A sazonalidade da procura turística é um elemento à muito conhecido da hotelaria que a tem combatido através da oferta de pacotes de Turismo Sénior ou para Eventos Corporativos Internacionais (MICE) na época baixa.

As empresas de animação turística não atingiram ainda este grau de sofisticação e estão mais sujeitas aos efeitos da sazonalidade, muitas delas suspendendo atividades na época baixa.

De modo a combater a sazonalidade tradicional da procura deste tipo de serviços, em particular no interior do país e fora dos grandes centros urbanos, as empresas de animação têm um longo percursos a percorrer para criar ofertas de produtos diversificados e desenvolver estratégias de comunicação e marketing que lhes permitam assegurar condições de funcionamento regular e contínuo, de modo a garantir estabilidade de receitas e manutenção de emprego.

Placeholder Picture

Conceito e estratégia de marketing

A procura dos serviços de animação turística surge ao turista como uma ocupação de tempo livre num destino previamente escolhido (o que fazer em...), pode fazer parte do destino escolhido (programa integrado com alojamento e atividades) ou ser o motivo da visita (pratique ou visite e fique alojado num local à sua escolha).

Para uma empresa de animação turística, é importante que a estratégia de marketing e comunicação esteja alinhada com o posicionamento da oferta de forma a aumentar receitas, reduzir custos de promoção e venda e desenvolver ofertas que condicionem a sazonalidade da procura.

Placeholder Picture

Investimento e financiamento

Uma atividade com maior ambição está associada a maiores riscos de investimento pelo que é importante assegurar que os investimentos não são excessivos para a atividade esperada e que o  projeto tem boas condições de financiamento.

Na ótica do investimento é importante estudar alternativas, ponderar níveis de risco e ambição e avaliar a viabilidade do investimento.

Na ótica do financiamento é importante selecionar os mecanismos mais adequados uma vez que cada forma de financiamento apresenta vantagens e desvantagens.

Placeholder Picture

Informações

Se tem em vista a criação ou expansão de atividade de uma empresa de animação turística e quiser conhecer a forma como o podemos ajudar faça-nos uma breve descrição do projeto através do formulário ou de um dos meios de contacto indicados abaixo.


Links úteis


Escritórios e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo
Projetos de Turismo: desenvolvimento de conceito, estudo de mercado e de viabilidade económica; apoio no financiamento; candidatura a incentivos; diagnóstico de gestão e otimização de receitas; fidelização de clientes.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº 4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver