Animação Turística

A atividade de animação turística é um elemento fundamental na oferta turística tanto por ser uma atividade diretamente geradora de riqueza como por ser motivo de prolongamento de estadia nas unidades de alojamento - tanto nas zonas litorais como nas zonas do interior do País.

As atividades de animação turísticas são o motivo ou promovem a extensão da visita turística.

Motivo ou Extensão da visita

Os recursos naturais e o património cultural e histórico em Portugal têm um grande potencial por explorar e têm surgido empresas de animação turística um pouco por todo o País.

Desde os grandes investimentos nos parques aquáticos ou nos grandes veleiros para férias marítimas, aos pequenos investimentos na construção de redes de percursos de BTT ou na oferta de percursos pedestres, as empresas de animação turística são contributos fundamental para a dinamização da atividade turística em Portugal.

Redução da Sazonalidade

A sazonalidade da procura turística é um elemento perverso para a atividade hoteleira que tem ao longo do tempo aprimorou mecanismos para a combater; por exemplo através de pacotes de Turismo Sénior ou Eventos Corporativos Internacionais (MICE) nas épocas baixas.

As empresas de animação turística não atingiram ainda este grau de sofisticação e estão mais sujeitas aos efeitos da sazonalidade, muitas delas suspendendo atividades na época baixa.

Ambição e dimensão crítica

De modo a combater a sazonalidade tradicional da procura deste tipo de serviços, em particular no interior do país e fora dos grandes centros urbanos, as empresas de animação...

- têm de ganhar dimensão crítica (sozinhas ou em rede),
- diversificar a oferta e
- desenvolver estratégias de comunicação e marketing

que lhes permitam reduzir o efeito da sazonalidade, ter condições de funcionamento regular e contínuo e garantir estabilidade de receitas e manutenção de emprego.

Investimento e financiamento

Uma atividade com maior ambição está associada a maiores riscos de investimento pelo que é importante assegurar que os investimentos não são excessivos para a atividade esperada e que o  projeto tem boas condições de financiamento.

Na ótica do investimento é importante estudar alternativas, ponderar níveis de risco e ambição e avaliar a viabilidade do investimento; na ótica do financiamento é importante selecionar os mecanismos mais adequados uma vez que cada forma de financiamento apresenta vantagens e desvantagens.

Links úteis

Escritórios e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo

Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356 / 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver

Plain River
Especialistas em Investimentos em Turismo

Lisboa - Porto - Aveiro