Ambição, crescimento e retorno

Para cativar investidores, conseguir financiamento ou aceder a incentivos para um projeto é necessário...

- mostrar o potencial do projeto: a oportunidade do projeto, o conceito que irá nortear a oferta, o modelo de negócio que assegura as receitas e garante margens;
- mostrar a capacidade da equipa de gestão que preferencialmente deve ter formação em áreas afins ao turismo e experiência;
- estabelecer objetivos ambiciosos, mas exequíveis;
- descrever uma estratégia de marketing coerente, caracterizando parceiros e canais;
- mostrar ambição e vontade de crescer;
- assegurar que após o período de adaptação o projeto gera resultados que assegurem o pagamento das dívidas e o retorno do investimento.

Estudo de Viabilidade Económica

Em traços gerais o estudo de viabilidade económica e financeira de um projeto de turismo é um trabalho de análise e síntese que cobre as diferentes vertentes do projeto:

- caracteriza a procura e avalia o potencial turístico da região;
- faz o levantamento da concorrência e identifica oportunidades;
- faz uma análise de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças;
- traduz o modelo de negócio num modelo financeiro, define pressupostos, estima receitas e custos de exploração;
-  estrutura o investimento e identifica as necessidades financeiras do projeto;
- estabelece as condições de equilibrio financeiro e define objetivos comerciais;
- avalia os indicadores económicos do projeto.

Análise de mercado

- levantamento da oferta de turismo (locais e motivos de visita)
- análise estatística da procura turística (taxas de ocupação, sazonalidade)
- tendências, perspetivas e oportunidades para o turismo na região
- entidades, iniciativas coletivas e estratégia de turismo
- caracterização da concorrência (oferta e preços)

Modelo financeiro

- pressupostos: preços e procura (objetivos); organização (pessoas e funções)
- estimação de receitas e custos de exploração (mapa de exploração)
- estruturação do investimento
- necessidades e fontes de financiamento (mapa de tesouraria)

Enquadramento da oferta

- caracterização da oferta (pré e pós-projeto)
- vantagens e desvantagens competitivas do projeto
- modelo de negócio (alojamento, f&b, serviços e programas)
- elementos diferenciadores
- estratégia de marketing e canais de divulgação/venda

Sustentabilidade e Viabilidade

- análise de cenários económicos alternativos: seleção de cenário e decisão de investimento
- indicadores da atividade de turismo (ADR, RevPAR e TRevPar)
- indicadores económicos de projeto (VAL, TIR, ROI)
- sustentabilidade financeira do projeto (encargo de dívida)
- rendibilidade do projeto (investimento e capitais próprios)

Links úteis

Escritórios e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo

Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356 / 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver

Plain River
Especialistas em Investimentos em Turismo

Lisboa - Porto - Aveiro