Placeholder PicturePlaceholder Picture
Placeholder Picture

Turismo em Espaço Rural

As taxas de ocupação dos alojamentos turísticos têm vindo a crescer de forma sustentada nos últimos anos, mas este crescimento tem vindo a ser mais verificado nas grandes cidades do litoral (com claro destaque para Lisboa e o Porto) do que nas zonas interiores do País.

A taxa média de ocupação cama dos estabelecimentos de Turismo em Espaço Rural mantém-se inalterada em torno dos 20% desde 2014 tornando difícil a sobrevivência de unidades menos diferenciadas, que têm vindo a desaparecer dando lugar aos novos TER com boa qualidade de instalações e serviços, tendencialmente de maior dimensão e exploradas de forma profissional, que garantem uma boa qualidade de serviço, exploram alternativas que reduzem a sazonalidade da procura - e estão suportadas em estruturas de financiamento adequadas.

Diferenciação da oferta e alinhamento com estratégias coletivas

A diferenciação da oferta é um elemento chave para os novos projetos de turismo rural: uma oferta diferenciada permite praticar preços mais elevados e ao mesmo tempo assegurar taxas de ocupação mais elevadas do que a média.

Por outro lado, dada a pequena dimensão da maioria das unidades, o alinhamento e integração da oferta com estratégias coletivas (redes, rotas, programas,...) é sem dúvida uma mais valia que interessa explorar.
 

Placeholder Picture

Financiamento

Os sistemas de incentivos Portugal 2020 e PDR 2020 e algumas linhas de crédito especifícas para projetos de Turismo, apoiam o investimento na criação, expansão e requalificação de unidades de Turismo em Espaço Rural.

Os incentivos cobrem despesas com obras, aquisição de equipamentos e de mobiliário, despesas com projetos, decoração, desenvolvimento de website e de imagem corporativa; e quando a dimensão da unidade o justifica, despesas com a promoção direta no mercado internacional.

Projetos de investimento inferior a 200.000 euros são apoiados no âmbito do PDR 2020 e geridos por Grupos de Ação Local (GAL); projetos de investimento superior são apoiados no Portugal 2020 e geridos pelo Turismo de Portugal.

Placeholder Picture

Informações

Se quiser saber como o podemos a avaliar a viabilidade do seu projeto de turismo em espaço rural ou a estruturar e a procurar financiamento para o projeto faça-nos uma breve descrição do projeto através do formulário ou de um dos meios de contacto indicados abaixo.


Links úteis

PDR 2020
Diversificação atividades (medida 10.2)(pdf)
Portugal 2020 Regulamento específico
(pdf)
Linha Apoio à Qualif. Oferta
descrição
(pdf)


Escritórios e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo
Projetos de Turismo: desenvolvimento de conceito, estudo de mercado e de viabilidade económica; apoio no financiamento; candidatura a incentivos; diagnóstico de gestão e otimização de receitas; fidelização de clientes.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº 4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver