Placeholder Picture
Placeholder Picture

Estudo prévio

O estudo prévio é um trabalho inicial que tem por objetivos:

- avaliar o potencial de turismo do projeto,
- conhecer as características da procura e a concorrência,
- conhecer as estratégias coletivas e governamentais para a região,
- identificar oportunidades pouco exploradas,
- desenvolver um conceito e um modelo de negócio.

A probabilidade de sucesso de um novo projeto aumenta significativamente se a oferta for diferenciada e as bases de diferenciação se mantiverem durante alguns anos.

Conceito e Modelo de Negócio

O conceito da oferta é o princípio que norteia toda a oferta de uma unidade turística: influencia a arquitetura, a decoração, a escolha de equipamentos hoteleiros e de lazer e a oferta de serviços.

Um conceito inovador pode ser motivo de uma primeira escolha por parte de um cliente e permitir praticar preços que tornem o negócio mais interessante.

Associado ao conceito está o modelo de negócio, onde se pretende de forma equilibrada aproveitar os pontos fortes da oferta gerando boas margens financeiras nas atividades principais (alojamento e f&B) e explorar outras atividades que se traduzam em receitas complementares interessantes.

O que fazemos

Placeholder Picture

Avaliação do Potencial

Análise do potencial: caracterização da procura, preços e concorrência.
Desenvolvimento de conceito e do modelo de negócio; análise "swot".


Saiba mais

Placeholder Picture

Estudo Económico (prévio)

Estruturação do investimento, estimação da receita e custo; cenários de investimento.
Estudo económico; rendibilidade e risco do projeto; análise de sensibilidade. 


Saiba mais

Placeholder Picture

Financiamento e incentivos

Plano de financiamento: avaliação de fontes alernativas de financiamento.
Candidaturas a incentivos ao investimento: otimização financeira dos apoios.


Saiba mais

Placeholder Picture

Enquadramento e procura

- locais e motivos de visita (onde, quando, porquê),
- evolução da procura turística (volumes, taxas de ocupação e receitas),
- características da procura (quem, de onde e como),
- outras informações estatísticas.

Tendências e estratégias

- tendências da procura turística no mercado internacional,
- mercados emissores e segmentos de turismo,
- estratégias coletivas e redes de oferta,
- estratégia da oferta de Turismo (Turismo 2027).

Concorrência, oportunidades e diferenciação

- análise geral da oferta na zonas e zonas envolventes, 
- caracterização da concorrência e levantamento de preços,
- identificação de oportunidades e características diferenciadoras,
- análise "swot": vantagens e desvantagens competitivas, oportunidades e ameaças.

Modelo de Negócio e estudo económico

- caracterização da oferta: atividades e preços,
- pressupostos e objetivos: projeções de receitas e de custos,
- investimento e análise económica,
- cenários de investimento.

Links úteis

Alentejo
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Algarve
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Centro
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Lisboa
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Norte
Plano de Ação de Turismo
(pdf)

Escritório e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo

Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº 4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver