Placeholder Picture
Placeholder Picture

TER Taxas de Ocupação

As taxas de ocupação dos alojamentos turísticos têm vindo a crescer de forma sustentada nos últimos anos, mas este crescimento tem vindo a ser mais verificado nas grandes cidades do litoral (com claro destaque para Lisboa e o Porto) do que nas zonas interiores do País.

A taxa média de ocupação cama dos estabelecimentos de Turismo em Espaço Rural mantém-se inalterada em torno dos 20% desde 2014 tornando difícil a sobrevivência de unidades menos diferenciadas, que têm vindo a desaparecer dando lugar aos novos TER com boa qualidade de instalações e serviços, tendencialmente de maior dimensão e exploradas de forma profissional, que garantem uma boa qualidade de serviço, exploram alternativas que reduzem a sazonalidade da procura - e estão suportadas em estruturas de financiamento adequadas.

Diferenciação, sazonalidade, dimensão crítica

A diferenciação da oferta (que irá permitir praticar preços mais elevados) e uma oferta que permita obter receitas complementares ao alojamento (alimentação, serviços, produtos) são elementos chave para os projetos de turismo em espaço rural gerarem receitas que assegurem a rentabilidade do projeto.

A procura turística nas zonas rurais é muito centrada nos fins de semana e nos períodos do ano em que as condições climatéricas são mais amenas.

Para reduzir os períodos de procura reduzida e aumentar a estada média dos hóspedes é importante integrar estratégias coletivas (redes, rotas, programas,...) e estabelecer parcerias/acordos com entidades que ofereçam atividades fora destas épocas.

Placeholder Picture
Placeholder Picture

Financiamento

Os sistemas de incentivos Portugal 2020, o PDR 2020, o SI2E, o Valorizar e a Linhas de Apoio à Qualificação da Oferta de Turismo são mecanismos de financiamento que podem apoiar projetos de Turismo em zonas rurais.

Os incentivos cobrem despesas com obras, decoração e mobiliário, equipamentos hoteleiros e de animação turística, despesas com imagem e presença online; e quando a dimensão da unidade o justifica, despesas com a promoção direta no mercado internacional.


Placeholder Picture

Informações

Se quiser saber como o podemos a avaliar a viabilidade do seu projeto de turismo em espaço rural ou a estruturar e a procurar financiamento para o projeto faça-nos uma breve descrição do projeto através do formulário ou de um dos meios de contacto indicados abaixo.

Links úteis

Linha Apoio à Qualif. Oferta
descrição
(pdf)
Portugal 2020 Regulamento específico
(pdf)
PDR 2020
Diversificação atividades (medida 10.2)(pdf)

Escritórios e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo

Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº 4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver