Placeholder Picture
Placeholder Picture

Fontes de Financiamento

Existem atualmente diversas alternativas de financiar o investimento em projetos de Turismo, Animação Turística e Serviços para o Turismo que se podem agrupar em três grandes grupos:- sistemas de incentivos ao investimento (que normalmente têm componente a fundo perdido)- linhas de crédito com condições bonificadas (em alguns casos com apoios a fundo perdido)- financiamento de capital de risco.

Sistemas de incentivos Portugal 2020

Apoios ao investimento na criação e expansão de Projetos de Turismo fortemente diferenciadores.

Os incentivos cobrem despesas com projetos, obras, mobiliário e decoração, equipamentos, marca e imagem, divulgação internacional, são atribuídos por concurso e os apoios variam entre 45% e 75%.

Na avaliação dos projetos são excluídos os projetos que não apresentem uma oferta diferenciadora, coerente e que aumentam o valor acrescentado da oferta de turismo na região.
Na atribuição da nota de concurso são utilizados critérios que avaliam a qualidade técnica e construtiva, a qualidade e experiência da equipa de gestão e o impacto do projeto.

Os projetos devem estar préviamente licenciados e os promotores devem dispor de capitais próprios (25% do investimento).

Qualificação da Oferta de Turismo (LAQO)

A "Linha de Apoio à Qualificação da Oferta de Turismo" é uma linha de crédito bonificada, em que são envolvidos os bancos comerciais aderentes, o Turismo de Portugal e as Sociedades de Garantia Mútua.

Em algumas cirscunstâncias estão previstas componentes do apoio atribuídas a fundo perdido. Os apoios vão até 80% do valor do investimento, o período de carência até 4 anos, a taxa de juro é bonificada e o prémio depende do cumprimentos de objetivos.

De forma semelhante ao que acontece com o Portugal 2020, só são aceites na LAQO projetos com elevado cariz diferenciador que acrescentem valor à oferta turística da região.

A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta de Turismo está aberta em contínuo.

Placeholder Picture

Incentivos PDR2020, SI2E

Os sistemas de incentivos do PDR 2020 e do SI2E apoiam pequenos investimentos no Turismo; o PDR2020 é dirigido a agricultores, o SI2E exigem a criação de empregos.

Em termos gerais os apoios cobrem todas as despesas de investimento e os apoios são a fundo perdido com taxas de financiamento de 40% e 50%.

Os incentivos são atribuídos por concurso que são abertos por entidades regionais (GAL e CCDR), que têm algum grau de liberdade para estabelecer critérios de avaliação dos projetos que levem em conta as realidades regionais.


Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior (LAVTI)

Sistema de incentivos gerido pelo Turismo de Portugal, que tem por objetivo apoiar projetos de turismo que promovam o desenvolvimento do turismo nas regiões do interior.

São beneficiários empresas privadas ou entidades públicas; os apoios estão limitados a 150 mil euros para empresas privadas e 300.000 euros para entidades públicas, cobrem do 70% do valor do investimento e têm uma componente a fundo perdido condicionada ao cumprimento de objetivos.

A Linha de Apoio à Valorização Turistica do Interior está aberta em contínuo.

Placeholder Picture

Portugal Ventures

Financiamento de capital de risco que previlegia projetos de alguma dimensão e ambição e que cobre atividades de 

- animação turística e serviços de turismo associados ao património cultural e natural;
- alojamento associado à promoção da cultura ou do ambiente;
- base tecnológica relacionados com a promoção de espaços culturais e naturais.

As candidaturas abrem periodicamente.


Turismo Fundos

A Turismo Fundos é um Fundo de Investimento Imobiliário participado pelo Turismo de Portugal que financia obras de beneficiação de imóveis de Turismo através da compra dos imóveis seguido de um arrendamento de longo prazo com opção de compra.

São financiadas despesas com aquisição, adaptação, ampliação e/ou requalificação dos imóveis e a utilização de valores de aquisição para outras despesas diretamente realcionadas com os projetos.

As candidaturas estão abertas em contínuo ou periodicamente.

Informações

Para avaliar a melhor forma de financiar o seu projeto, faça uma descrição do seu projeto utilizando o formulário abaixo ou através de um dos meios de contacto indicados

Links úteis

Programa Valorizar
Linha de Apoio à Valorização Turistica do Interior
(pdf)
Portugal 2020
Regulamento específico
(pdf)
LAQ 2018 
Linha Apoio à Qualificação
(pdf)
PDR 2020 - GAL
Diversificação atividades
(pdf)
Turismo Fundos
Territórios Baixa Densidade
(pdf)

Escritórios e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo

Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.


Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº 4, Aveiro Centrum, Loja 3


Contactos

Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver