Placeholder Picture
Placeholder Picture

Ambição, crescimento e retorno

Para cativar investidores, conseguir financiamento ou aceder a incentivos para um projeto é necessário...

- mostrar o potencial do projeto: a oportunidade do projeto, o conceito que irá nortear a oferta, o modelo de negócio que assegura as receitas e garante margens;
- mostrar a capacidade da equipa de gestão que preferencialmente deve ter formação em áreas afins ao turismo e experiência;
- estabelecer objetivos ambiciosos, mas exequíveis;
- descrever uma estratégia de marketing coerente, caracterizando parceiros e canais;
- mostrar ambição e vontade de crescer;
- assegurar que após o período de adaptação o projeto gera resultados que assegurem o pagamento das dívidas e o retorno do investimento.

Estudo de Viabilidade Económica

Em traços gerais o estudo de viabilidade económica e financeira de um projeto de turismo é um trabalho de análise e síntese que cobre as diferentes vertentes do projeto:

- caracteriza a procura e avalia o potencial turístico da região,
- faz o levantamento da concorrência e identifica oportunidades,
- faz uma análise de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, 
- traduz o modelo de negócio num modelo financeiro, define pressupostos, estima receitas e custos de exploração,
-  estrutura o investimento e identifica as necessidades financeiras do projeto
- estabelece as condições de equilibrio financeiro e define objetivos comerciais
- avalia os indicadores económicos do projeto.

Placeholder Picture

Análise de mercado

- levantamento da oferta de turismo (locais e motivos de visita)
- análise estatística da procura turística (taxas de ocupação, sazonalidade)
- tendências, perspetivas e oportunidades para o turismo na região
- entidades, iniciativas coletivas e estratégia de turismo
- caracterização da concorrência (oferta e preços)

Enquadramento da oferta

- caracterização da oferta (pré e pós-projeto)
- vantagens e desvantagens competitivas do projeto
- modelo de negócio (alojamento, f&b, serviços e programas)
- elementos diferenciadores
- estratégia de marketing e canais de divulgação/venda


Modelo Financeiro

- pressupostos: preços e procura (objetivos); organização (pessoas e funções)
- estimação de receitas e custos de exploração (mapa de exploração)
- estruturação do investimento
- necessidades e fontes de financiamento (mapa de tesouraria)

Análise de sustentabilidade e de viabilidade

- análise de cenários económicos alternativos: seleção de cenário e decisão de investimento
- indicadores da atividade de turismo (ADR, RevPAR e TRevPar)
- indicadores económicos de projeto (VAL, TIR, ROI)
- sustentabilidade financeira do projeto (encargo de dívida)
- rendibilidade do projeto (investimento e capitais próprios)


Placeholder Picture
Placeholder Picture

Links úteis

Norte
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Centro
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Lisboa
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Alentejo
Plano de Ação de Turismo
(pdf)
Algarve
Plano de Ação de Turismo
(pdf)

Escritório e Contactos

Plain River - Consultores de Turismo

Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº 4, Aveiro Centrum, Loja 3


Contactos

Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver